sexta-feira, 17 de junho de 2011

GOTHIC LOLITAS "."-♥ Lolita x Cosplays


Ambos vieram da Terra do Sol Nascente, são coloridos e costumam chamar muita atenção. Mas as semelhanças entre lolita e cosplay acabam por aí. Embora as diferenças entre essas duas tribos sejam evidentes para muitos, ainda se faz grande confusão, sendo até comum em eventos ver adeptas da moda lolitas copetindo em concurso de cosplays.
Uma grande quantidade de artigos já foi publicada abordando essas diferenças, noções básicas que toda iniciante lolita deve ter para fazer bonito tanto na frente da comunidade lolita quanto de seus amigos cosplays.



♥ LOLITA É MODA, COSPLAY É HOBBY ♥
Apesar de no Brasil ser conhecido mais por fãs da cultura japonesa do que pelo público geral, o estilo lolita é considerado sim como moda de alta-costura no Japão, tratado com muito respeito e seriedade.
Existem várias lojas especializadas em moda lolita no Japão e na China. São roupas de marca, assim como Loius Vuitton e Hugo Boss, e algumas são igualmente caras.
Enquanto o cospaly, como hobby, vê a graça em produzir suas próprias roupas e acessórios, lolita é como estar usando uma roupa de marca comum comprada em loja. A habilidade manual de “fazer” o próprio outfit não é a prioridade da lolita, mas sim saber “coordená-lo”, ou seja, combiná-lo de forma adequada á maneira mais elegante de seu usar o estilo.
São várias as marcas que representam o universo lolita, sendo as mais populares Angelic Pretty, Baby The Stars Shine Bright, Mary Magdalene, entre outras, havendo também opções mais acessíveis, como Bodyline e lojas do taobao/ ebay.

♥ LOLITA NÃO É MAID ♥
Embora comumente tratadas – e vendidas - como lolitas, as maids estão mais próximas de um cosplay, pois são, tecnicamente, uma personagem com características próprias prontas para serem “vestidas”.
Para complicado, não? Para compreender essa diferença melhor vamos retomar a origem da figura lolita e da maid.
A inspiração para a moda Lolita vem do romantismo no século XVII/ XVIII , dos rococós e do barroco. Essa moda foi criada como protesto à cultura americana dos anos 70/ 80, que explorava de forma descarada a sexualidade das mulheres em seus filmes e seriados que começavam a invadir o Japão. Então, essas meninas em protesto, passaram a buscar a real beleza em características primordialmente femininas, como a delicadeza, a fofura e a elegância, em vez de exporem seus corpos para serem “sexy”.
Já o conceito de Maid é algo totalmente fetichista. Esta é uma fantasia vestida por mulheres que com uma roupa de empregada vitoriana modificada, “servem” o seu mestre como ele bem quiser.
Os conceitos de lolita e maid, em suas origens, já se mostram totalmente análogos, embora ambos tenham tido inspirações vitorianas. Além de detalhes óbvios, como o formato da saia e o formato do headress, esses dois estilos visuais já se afastam completamente pelas suas histórias e valores.

♥ “ITA” NÃO É UM ESTILO DE LOLITA ♥
Ita é tudo que uma lolita não quer ser, é uma “lolita wannabe”, que geralmente mistura moda gótica ocidental ou acessórios de cosplay com os outfits lolis, causando algo “doloroso” de se ver (“ita” vem da expressão “itai”, algo que seria nosso “ouch”). Além de misturar estilos que não possuem sequer semelhanças, itas também são marcadas por parecerem deselegantes, usando tecidos de aparência barata, como certos cetins e veludos, ou combinações de cores consideradas ruins, como preto e laranja, roxo e vermelho.

♥ ACESSÓRIO DE OTOME NÃO É ACESSÓRIO DE LOLITA ♥
Orelhinhas de gato (nekomimi), sininhos, armwarmers, legwarmers, luvas de patinha, rabinhos. Tudo isso deve ser riscado de seu guarda-roupas lolita. Alguns acessórios, como cartolinhas, também pedem atenção dobrada: é preciso que tudo aparente zelo e qualidade. Perucas muito longas e sem franja devem ser evitadas, assim como com cores “fantasia”. Se você optar por usar esse acessório, escolha tons naturais, embora haja exceções para Sweet OTT e DecoLoli, onde são possíveis perucas rosa pastel ou azul-bebê.

♥ RECICLAR NÃO É ACERTAR ♥
Esqueça aquela máxima de Lavoisies “nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”. Ou seja, misturar itens aleatórios de seus cosplays não vai te fazer uma lolita. Por mais que o efeito fique agradável aos olhos, ainda é uma roupa cosplay.

♥ COSPLAY DE PERSONAGEM LOLITA NÃO É LOLITA ♥
Uma roupa “Lolita” de uma personagem  de anime também não é Lolita, e sim cosplay. A personagem em questão pode estar usando uma roupa até característica da moda, mas ainda sim é cosplay, pois remete a uma personagem ficcional.
 
♥ FANTASIA DE LOLITA NÃO É LOLITA, É FANTASIA ♥
Diferente de itas, que erram numa tentativa legítima de aderir a moda lolita, o cosplay de lolita é assumidamente uma fantasia que é usada em convenções e jogos. 
Não se nota também tanto zelo ao definir as peças do outfit ou coordená-lo, criando assim uma "caricatura", onde é importante "parecer-se" com uma lolita, não necessariamente ter vontade de se tornar futuramente uma, aderir ao lifestyle ou mesmo participar da cena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário