sexta-feira, 17 de junho de 2011

GOTHIC LOLITAS "."³- Origens e Inspirações



♥ UM POUCO DE HISTÓRIA ♥

Sendo o estilo mais conhecido, o Gothic Lolita foi o primeiro a alcançar o ocidente e espelhar a moda Lolita além das fronteiras do Japão. Popularizado através das bandas de j-rock e visual kei, além de vários mangas, filmes e animes, o "gosurorii" é o estilo favorito entre a maior parte das iniciantes, muitas vezes acreditando que a moda se restringe apenas a ele.

Apesar do combo clássico da moda lolita, as cores preto e branco, o estilo gothic lolita passa muito longe do clichê pelo qual é conhecido: capas pretas, pó branco, batom preto e traços descontínuos de delineador no rosto não são parte daquilo que faz uma Gothic Lolita.


O estilo que surgiu entre 1997/1998 hoje se encontra bem fundamentado, tendo suas próprias grifes disponíveis não somente em boutiques, mas até mesmo em grandes lojas de departamento.

Diferente da subcultura gótica como a conhecemos no ocidente, o Gothc Lolita não pode ser considerado como uma tribo urbana já que não existe uma ideologia ou credo comu a todas, tão menos um padrão de comportamento, música ou movimento artístico a serem apreciados, afinal, lolitas não são criaturas necessariamente grupais que buscam sociabilizar-se com outras lolitas. Sendo assim individualistas, não há como defini-las como uma subcultura.


Mana-Sama, o líder da extinta banda de visual kei Malice Mizer, é creditado como quem ajudou a difundir definitivamente o Gothic Lolita. Foi também o criador dos termos "Elegant Gothic Lolita" (EGL) e "Elegant Gothic Aristocrat" (EGA) para descrever as peças criadas em sua grife Moi-même-Moitié, fundada em 1999 e estabelecendo-se rapidamente como a marca mais desejada do estilo.
No ocidente, o termo "EGL" é erroneamente tratado como um sinônimo de Gothic Lolita, enquanto, na verdade, apenas representa essa linha específica de roupas da grife de Mana.


♥ CONEXÕES COM O GÓTICO ♥
Gothic Lolita como uma moda japonesa não é particularmente associada com algum estilo de músida ou qualquer outro interesse comum com o gótico assim como nós o conhecemos. Os indivíduos que seguem essa moda costumam ter suas preferências dentro de um vasto leque de estilos, podendo ir desde o j-pop até a música erudita.

No Japão, o gótico como uma subcultura possui poucos seguidores, em parte porque a ênfase na identidade visual fazem com que outras fatore como música e literatura tenham menor importância, e em parte pela cultura germânia e o cristianismo, pilares da cultura gótica, não são parte integral da sociedade.


No próximo post, um pouco mais de como se montar um outfit Gothic Lolita!
Espero que tenham apreciado a leitura ;*

Nenhum comentário:

Postar um comentário